A recuperação judicial é uma medida legal destinada a evitar a falência.

Possibilidade de reestruturação das empresas economicamente viáveis que passem por
dificuldades momentâneas, mantendo os empregos e os pagamentos aos credores.
Um dos grandes méritos apontados nessa legislação falimentar é a prioridade dada à manutenção da
empresa e dos seus recursos produtivos. Ao acabar com a concordata e criar as figuras da
recuperação judicial e extrajudicial, a nova lei aumenta a abrangência e a flexibilidade nos
processos de recuperação de empresas, mediante o desenho de alternativas para o enfrentamento
das dificuldades econômicas e financeiras da empresa devedora.

Pela Lei 11.101/05, o envolvimento direto do Judiciário é precedido de uma tentativa de
negociação informal entre devedor e credores, por meio de uma proposta de recuperação
apresentada pelo devedor a uma assembléia de credores. É o que a lei define como negociação extrajudicial.
Com a entrada em vigor da nova lei, surge uma nova solução para a superação da
situação de crise a que eventualmente estão sujeitas empresas dos diversos ramos de atuação.

Com inspiração na legislação norte-americana, o instituto da recuperação judicial vem para sedimentar no Brasil a possibilidade de soerguimento de empresas viáveis, para que continuem exercendo sua função social e estimulando o crescimento econômico no País.

Desde 2005 conquistando

nossos clientes por ser

referência no Brasil

A Murillo Lobo Advogados possui ampla experiência e reconhecimento na representação dos múltiplos interesses envolvidos em processos de recuperação judicial de empresas e falências,assessorando empresas em crise, credores com ou sem garantia, e atuando na Administração Judicial de processos.

O escritório patrocina casos relevantes nos estados de Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Bahia, e em todo o território nacional, atuando na reorganização de empresas das áreas de Alimentos, Energia, Engenharia, Distribuição, Logística, dentre outras.
Notícias Relacionadas

29 de junho de 2021 – 10:45   O Frigorífico Frigoalpha Indústria e Comércio de Gêneros Alimentícios, de Brasília, teve seu processo de recuperação judicial encerrado pela Justiça depois de conseguir cumprir com as obrigações previstas no plano aprovado pela assembleia geral de credores. A decisão é do juiz João Henrique Zullo Castro, da Vara de Falências, Recuperações Judiciais, Insolvência Civil e Litígios Empresariais, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT). Atuou no processo representando o frigorífico – que abastece o Distrito Federal e cidades do Entorno desde 1998, quando foi criado – o escritório Murillo Lobo …

    A construtora e incorporadora Recep, durante Assembleia Geral de Credores ocorrida nesta última segunda-feira, 19 de abril de 2021, conseguiu chegar a um acordo com os seus maiores credores, a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil e aprovou o seu Plano de Recuperação Judicial A ata da assembleia geral será encaminhada ao juiz do processo que, em seguida, abrirá vistas aos credores, à empresa recuperanda, ao administrador judicial e ao Ministério Público para se manifestarem sobre o resultado da assembleia. Finalizado este prazo os autos serão remetidos ao juiz para que homologue o resultado da assembleia. …

Murillo Lobo* 08 de abril de 2021 | 09h30   Murillo Lobo. FOTO: DIVULGAÇÃO A recuperação judicial é um instrumento plenamente viável para enfrentar os impactos das crises em empresas de variados tamanhos, contribuindo para uma boa economia e preservação de empregos. No entanto, por desconhecimento ou pela cultura de manter velhas práticas que deram resultados em outras épocas, muitos empresários deixam para buscar as medidas previstas em lei tarde demais. A experiência de mais de 15 anos trabalhando com esse instrumento legal em nosso escritório mostra que 80% deixam para a última hora, quando enfim percebem que não é …

Mais Lidas
  • Atualização na Lei de Recuperação Judicial – 03/04/2021

  • !function(t,e){t.artibotApi={l:[],t:[],on:function(){this.l.push(arguments)},trigger:function(){this.t.push(arguments)}};var a=!1,i=e.createElement('script');i.async=!0,i.type='text/javascript',i.src='https://app.artibot.ai/loader.js',e.getElementsByTagName('head').item(0).appendChild(i),i.onreadystatechange=i.onload=function(){if(!(a||this.readyState&&'loaded'!=this.readyState&&'complete'!=this.readyState)){new window.ArtiBot({i:'38705198-5495-4849-b69d-f61334780647'});a=!0}}}(window,document);