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06/10/2010 11:52

 

Laticínios: Após crise, empresa recorreu à recuperação judicial, mas agora trabalha para expandir suas vendas

 

De acordo com Geraldo Magella, da Ourolac, mercado de preparados para sorvete está em crescimento no BrasilCriada há seis anos com foco na produção de queijos industriais, a goiana Ourolac viveu, como muitas empresas brasileiras em tempos recentes, momentos de grande otimismo seguidos por dificuldades financeiras.

 

No come√ßo de 2008, o latic√≠nio decidiu ampliar sua √°rea de atua√ß√£o e investiu R$ 40 milh√Ķes numa f√°brica, no mesmo complexo industrial, em Ouroana, distrito de Rio Verde (GO), para produzir itens √† base de l√°cteos destinados ao “food service”.

 

No planejamento do latic√≠nio goiano, a maior parte desse investimento – R$ 30 milh√Ķes – viria de um fundo de investimentos americano. No entanto, com a crise no fim de 2008, os recursos n√£o vieram. “T√≠nhamos o compromisso de um fundo de investir R$ 30 milh√Ķes, mas n√£o houve aporte”, diz Geraldo Magela Camargo de Mello, diretor presidente da Ourolac.

 

Sem o aporte do fundo e num cenário de escassez de crédito por causa da crise internacional, a Ourolac ficou sem capital para pagar os investimentos e os fornecedores e teve de pedir recuperação judicial no fim de 2008.

 

Os credores da Ourolac aprovaram o plano em agosto deste ano e aceitaram um des√°gio de 60% nas d√≠vidas sujeitas √† recupera√ß√£o judicial, que sa√≠ram de R$ 34,8 milh√Ķes para R$ 13,7 milh√Ķes. Pelo acordo, o saldo da d√≠vida ser√° pago no prazo m√©dio de pagamento de 132 meses.

 

Para Mello, al√©m da redu√ß√£o do endividamento, a recupera√ß√£o judicial contribuiu para a melhoria na gest√£o administrativa e financeira da empresa e para a revis√£o das pol√≠ticas de controles internos. Afora isso, a empresa conseguiu a formaliza√ß√£o de um financiamento fiscal de aproximadamente R$ 400 milh√Ķes dentro do Programa Produzir, do governo goiano.

 

Depois do pedido de recuperação judicial, a Ourolac suspendeu a operação de queijos industriais, mas manteve a produção na nova unidade, que fabrica molhos e preparados para sorvetes, ambos à base de leite, em embalagens UHT flexíveis, para o food service.

 

De acordo com o diretor-presidente da Ourolac, o principal cliente da companhia atualmente √© a rede de fast-food Bob’s. O latic√≠nio goiano fornece √† rede preparados para sorvete. Outro cliente importante √© a KFC.

 

Passados os momentos mais difíceis, a Ourolac está preparada para voltar a crescer, diz Mello. De acordo com ele, a empresa já tem uma linha de crédito disponível para investimento.

 

O segmento de preparados para sorvete é a principal aposta da Ourolac diante do potencial de crescimento do consumo de sorvete no país. Mas a companhia também planeja adaptar a planta de queijos industriais, hoje parada. Esses queijos são fornecidos para outras empresas que os processam. O plano da Ourolac é adequar a planta para que possa vender o queijo já processado a partir do primeiro semestre de 2012.

 

Este ano, a empresa deve fechar com faturamento de R$ 50 milh√Ķes, mas a proje√ß√£o √© alcan√ßar R$ 80 milh√Ķes a R$ 100 milh√Ķes em 2011 com novos contratos para a fornecimento, em negocia√ß√£o atualmente. Mello n√£o divulga o nome dos clientes.

 

Apesar das dificuldades enfrentadas, o empres√°rio afirma que o objetivo “√© superar momento sem vender participa√ß√£o”. Segundo ele, uma alternativa √© buscar “sinergias com alguma outra empresa do setor”.

 

Ve√≠culo: Valor Econ√īmico

Fonte: https://www.abras.com.br/clipping/geral/16397/ourolac-aposta-no-food-service-para-acelerar-retomada

Administrador Murillo Lobo